Incentivos Fiscais à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

A Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005) estabelece incentivos fiscais para empresas que realizam atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (“PD&I”), especialmente destinadas à inovação tecnológica.

Dentre os principais benefícios fiscais estabelecidos na lei podem ser destacados:

  • Redução de 50% do valor do imposto sobre produto industrializado (IPI) incidente sobre máquinas e equipamentos utilizados para PD&I;
  • Exclusão de 60% à 80% dos gastos com atividades de PD&I na base de cálculo de imposto sobre a renda das pessoas jurídicas (IRPJ) e contribuição social sobre lucro líquido (CSLL);
  • Depreciação integral no período da aquisição de maquinário utilizados para PD&I;
  • Abatimento acelerada dos gastos na aquisição de bens intangíveis utilizados para PD&I; e
  • Redução a zero da alíquota do imposto de renda retido na fonte (IRRF) nas remessas efetuadas para o exterior destinadas ao registro e manutenção de marcas, patentes e cultivares.

Assim, uma vez preenchidos os requisitos estabelecidos na lei para ter direito aos benefícios fiscais acima, a empresa que investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação poderá usufruir dos incentivos conferidos por lei, que serão, após, chancelados pela autoridade competente, mediante análise de regularidade baseada nas informações disponibilizadas pela própria empresa.

Saiba mais! Selecione uma das áreas de interesse abaixo para acessar os conteúdos relacionados disponíveis em nosso site.

Soluções

Áreas de Atuação

Fale com Benites Bettim

Converse agora mesmo com a nossa equipe e descubra como nossas soluções jurídicas podem fazer seu negócio alcançar os melhores resultados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?