O que esperar do novo marco regulatório dos fundos de investimento?

No dia 15 de abril de 2021, encerrou-se o prazo para envio de contribuições à minuta de resolução elaborada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que tem por objetivo modernizar a regulação dos fundos de investimento brasileiros, com vistas a adaptá-la ao novo regime legal trazido pela Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019).

Dentre as modernizações propostas, estão (i) a possibilidade dos Fundos de Investimento Financeiro (FIF) destinados ao público em geral poderem aplicar até a totalidade de seu patrimônio no exterior; (ii) a aplicação do instituto da insolvência civil aos fundos de investimentos; e (iii) a criação de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) socioambientais, em prestígio à promoção de investimentos sustentáveis (agenda ESG).

Ainda que as discussões trazidas com a audiência púbica não tenham se materializado na publicação de uma resolução pela CVM até o presente momento, pois a análise das manifestações ainda está sendo realizada pelo órgão, acreditamos que as mudanças poderão trazer amadurecimento ao cenário normativo dos fundos de investimentos no Brasil.

Saiba mais! Selecione uma das áreas de interesse abaixo para acessar os conteúdos relacionados disponíveis em nosso site.

Soluções

Áreas de Atuação

Fale com Benites Bettim

Converse agora mesmo com a nossa equipe e descubra como nossas soluções jurídicas podem fazer seu negócio alcançar os melhores resultados.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?